sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Quem Foi Hortensio Ribeiro?


Hortensio Ribeiro foi Escritor, Advogado, Jornalista, Cronista e Professor de História Geral e do Brasil.

Seguidor de das idéias filosóficos de Augusto Comte.

Nasceu em 31 de janeiro de 1885 e Faleceu em 16 de agosto de 1961 em Campina Grande.

Concluído o curso de preparatórios no Grêmio de Instrução matriculou-se em 1903 na faculdade de Direito do Recife, não chegando a fazer exames no fim do ano por motivo de doença. Voltou a faculdade e tornou a interromper os estudos. Em 1914 transferiu-se para a Faculdade do Rio de Janeiro, colando grau em 1908. Veio a exercer suas atividades na terra natal. Com sólida base humanística, ingressou no magistério e no jornalismo. Fundou em 1923 a “Gazeta do Sertão”, em sua segunda fase. Colaborou durante muito tempo nos jornais da capital. Foi sócio fundador da Academia Paraibana de Letras, juntamente com Coriolano de Medeiros e Matias Freire. Sua produção literária, dispersa por jornais e revistas. Am 1979, sua mulher organizou em livro parte de suas crônicas, escritas nos principais periódicos do estado: Voz da Borborema, Gazeta do Sertão, Revista do IHGP, na União, na Imprensa e nos Anuários de Campina Grande. O livro, intitulado de Vultos e Fatos, traz principalmente uma coletânea a de perfis de alguns dos mais destacadas personalidades paraibanas e campinenses.Lecionou História Geral e do Brasil em diversos Educandários da Paraíba. Foi fundador do Centro Campinense de Cultura e do colégio Condorcet.

7 comentários:

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Moacy Cirne disse...

Grande idéia, meu caro. Sempre tive um carinho muito especial pela "Rainha da Borborema". E o seu blogue de poesia & pensamentos, foi desativado? Quanto ao CDC, recomendo o "69 poemas de Chico Doido de Caicó" (infelizmente esgotado), edição de 2002, pelo Sebo Vermelho, de Natal. Um abraço.

Abraão Vitoriano disse...

parabéns Bruno, difundir cultura é o que realmente precisamos, e quanto mais do nosso maravilhoso estado Paraíba... abraços!

Ana Liigia disse...

Gostei demais do blog. Tenho um .

HORTENSIO RIBEIRO FARAÚDE disse...

Gostei muiot bom Meu amigo realmente Campina Grande precisava de um blog que lembrasse dos seus pensadores e escritores parabens

Mago disse...

Encontrei relatos que apontam o Hortêncio como membro do triunvirato integralista paraibano em 1933,junto com Pedro Bapbitista e Chileno de Alverga.

HORTENSIO RIBEIRO FARAÚDE disse...

Bruno meu amigo gostei mais uma vez voce mostrando seu amor pela hitoria intelectual de campina fico muito feliz meus parabems.